terça-feira, 10 de julho de 2012

Cruz Peregrina visita o Pomeri


MT recebe a Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude que passou pelo Centro Socioeducativo de Cuiabá
Dois símbolos da fé católica, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora, foram recebidos nesse sábado (07.07) por adolescentes internos no Sistema Socioeducativo da Capital. O evento religioso, marcado por momentos de forte emoção foi capitaneado por Dom Milton Santos, arcebispo de Cuiabá e acompanhado por grupo religioso da Pastoral Carcerária. 

A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora permaneceram por mais de duas horas no Complexo Pomeri. Os símbolos foram recepcionados com entusiasmo pelos jovens da internação provisória, que carregaram a cruz até o interior do prédio através de um caminho ornamentado por flores e preparado por eles.
No interior da ala os adolescentes participaram de celebração, receberam bênçãos e foram convidados a tocar a cruz. A mesma atividade foi repetida na quadra de esportes da unidade com os adolescentes da internação definitiva e na ala feminina do Sistema Socioeducativo.
Durante as celebrações Dom Milton explicou aos adolescentes que a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora foram abençoados pelo Papa João Paulo II em 1985 e desde essa época percorrem o mundo com o objetivo de sensibilizar os jovens em todos os continentes sobre a importância da fé, do perdão e do poder de transformação que está dentro de cada ser humano.
Dom Milton revelou ter ficado emocionado com a recepção no Centro Socioeducativo e destacou o primor dos adolescentes na construção do caminho de flores para recepcionar os símbolos católicos.
A secretária-adjunta de Direitos Humanos da Sejudh, Vera Araújo, participou da cerimônia e destacou a importância do evento para os adolescentes que cumprem medida no Sistema Socioeducativo. “Na gestão dos Direitos Humanos a religião faz parte do tripé que serve como base para reinserção dos adolescentes ao meio social”, pontuou. “Em algum momento eles vão sair daqui e precisam sair melhores do que entraram”, argumentou.
De acordo com a diretora da unidade Socioeducativa, Maria Giselda da Silva, o ensino religioso integra o leque de atividades dos adolescentes atendidos. No local além da religião católica, são ministrados ensinamentos evangélicos pelos seguidores da igreja Batista, do bairro Tijucal e eventualmente pela Assembleia de Deus. “O adolescente escolhe a participação de acordo com sua tradição familiar”, destacou.
“O ensino religioso e o estímulo ao seu aprendizado constam do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como um direito dos que tiveram problemas com a Justiça e buscam se redimir”, explica. Nesse sentido ela destaca que a passagem da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora na unidade contribuiu para fortalecer a espiritualidade dos adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário