terça-feira, 10 de julho de 2012

Vista da Cruz peregrina e do Ícone de Nossa Senhora ao centro socioducativo de Cuiabá


A segunda parada dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na capital do Mato Grosso foi no Centro Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri). Os jovens e adolescentes internos puderam rezar diante da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora, na manhã deste sábado (7), depois de passarem pela Paróquia São Sebastião, em Várzea Grande.

Os jovens prepararam o caminho com pétalas de rosas e receberam os símbolos cantando a canção "Nova Geração", tema da peregrinação no Brasil. Acompanhado por agentes de pastoral carcerária e funcionários do Centro Socioeducativo, dom Milton Santos, arcebispo de Cuiabá, fez uma reflexão sobre o valor da Cruz e do Ícone, convidando-os a se identificarem com o sofrimento de Cristo na cruz, que conduz à ressurreição. "Não paramos no sofrimento e na dor. Eles são alavancas para alcançarmos a paz", afirmou. O arcebispo disse o mesmo para as meninas da outra unidade da instituição, que também se emocionaram com a visita dos símbolos. Elas enfeitaram a entrada da unidade com flores de papel. Quando dom Milton perguntou a elas sobre o significado das flores, uma delas respondeu que representavam "paz, amor, felicidade e harmonia".

Para que a visita acontecesse houve uma preparação em que foram apresentados o significado dos símbolos e da própria JMJ, além de formações que trabalharam conceitos como o limite humano, o respeito, a cidadania, religião. A Pastoral Carcerária organizou um grupo de oração dentro da instituição chamado "Gotas de Misericórdia", para aproximar os jovens do espírtito da jornada e da peregrinação.

Ao todo, o Pomeri abriga 156 jovens, entre 14 e 19 anos, sendo que a unidade masculina conta com 148 meninos e a unidade feminina abriga oito meninas. A maioria dos socioeducandos se envolveu com roubos, tráfico de drogas e até homicídios. O jovem E.P.C. de 17 anos, está no Pomeri há 11 meses por causa de um assalto. Ele contou para o site Jovens Conectados que nunca havia ouvido falar sobre os símbolos da JMJ, mas afirmou que ficou muito emocionado por ver a Cruz e o Ícone. "Nesses momentos, paramos para pensar sobre nossa vida e o que fizemos. Eu já perdi um parte de minha vida e quero seguir um novo caminho", relatou o jovem, que quando perguntado o que Deus significava em sua vida ele respondeu em uma palavra: "perdão".

Coincidentemente, sua mãe, Rosalina Pereira veio visita-lo no dia da peregrinação. Ela disse que pede todos os dias a intercessão de nossa senhora pela transformação e libertação de seu filho. "Ninguém deseja um caminho desse para o filho. Tenho esperança de que ele terá uma vida nova", disse. Enquanto ouvia o relato emocionado de sua mãe, num gesto discreto, o jovem enxugou as lágrimas do rosto dela.

O Centro Socioeducativo de Cuiabá conta com uma escola formal e programas que estimulam as artes, esportes, cursos de serigrafia, assistente administrativo, garçom, panificação, em parcerias com diversas entidades educacionais.

De acordo com a diretora da instituição, Maria Giselda da Silva, a visita dos símbolos da JMJ ao Pomeri foi muito importante para chamar a atenção dos jovens para a dimensão espiritual do processo socioeducativo. "É importante que o jovem creia que existe alguém maior, Deus, que cuida de todos nós e pode mudar a vida de cada um. A fé pode ajudar esse jovem a acreditar que ele pode ter uma vida diferente", disse.

O padre José Geeurick, conhecido como padre Zeca, que assiste a Pastoral Carcerária na arquidiocese e que visita semanalmente os internos, esse encontro tem um significado especial. "Para nós, essa presença da Igreja, a cada semana, com os meninos e as meninas, é justamente para mostrar para eles que eles são gente, que merecem receber a graça de uma visita como essa dos símbolos".

A jovem Hedymaura Zanon, de 18 anos, é paroquiana da Paróquia Sagrada Família, onde fica o Pomeri. Ela nunca havia entrado no Centro Socioeducativo e ficou muito tocada. "Eu tinha uma impressão muito diferente de como era aqui dentro. Descobri que são jovens como nós que estão em busca de uma nova vida e que, como nós, também têm sonhos", contou.

Assista a reportagem:



2 comentários:

  1. Marcelo, Paz de Jesus e Amor da Vigem Maria...
    Queria saber como participar desta pastoral tão lida; visita aos encarcerados.E saber se posso fazer parte desta obra de Deus?
    Daniel Morel Baez de Almeida.

    ResponderExcluir
  2. Convite

    Lançamento Mundial do Livro A Confissão

    PARTICIPE DO LANÇAMENTO DO LIVRO
    "A CONFISSÃO:TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER UMA BOA CONFISSÃO” REVENDENDO ESTE LIVRO.

    O blog católico Vida em Sociedade, lançou o livro "A Confissão: Tudo que você precisa saber para fazer uma Boa Confissão" e convida você a apoiar a divulgação do conhecimento sobre o Sacramento da Confissão nestes dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude revendendo esse livro.

    "A Confissão" é um best seller desde que era um folhetinho na nossa Paróquia, a Paróquia do Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil. Agora foi impresso pela Amazon. A revenda da versão por download não tem custo. Você ganha 50% do valor do livro e só precisa colocar o seu código de revenda no seu site, blog ou assinatura de e-mail. Siga este link: http://www.hotmart.com.br/recruit.html?to=0506A67449

    Versão Impressa
    Para revender a versão impressa acesse este link https://www.createspace.com/3919557 inclua o código de desconto de 50% ( envie sua solicitação de desconto para o e-mail vidaemsociedade1@gmail.com) e receba, diretamente da gráfica da Amazon, os livros no seu endereço. Você compra por R$ 12,00 e o revende pelo mesmo preço que a Amazon que é de R$ 24,00.

    APOIO INSTITUCIONAL

    Apoie esta iniciativa reenvidando este convite para seus amigos ou deixando um comentário na postagem do link abaixo dando o seu testemunho de apoio à Confissão. http://confissao-confession-confesion.blogspot.com.br/2012/09/lancamento-confissao.html


    LANÇAMENTO

    Lançamento mundial será dia 24 de novembro de 2012 na Paróquia, Igreja do Cristo Redentor, durante a Festa de Cristo Rei, na Rua das Laranjeiras, 519, Rio de Janeiro, Brasil. Pároco: Pe. Adam Folta contato: adam@cristoredentor-rj.com.br

    ResponderExcluir